Em continuidade às atividades de levantamento de subsídios para implantação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo de Contagem, a equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) visitou a Faculdade Pitágoras. A equipe, além de levantar as principais atividades das empresas em termos de inovação, está empenhada na organização da matriz de ensino – pesquisa - extensão das instituições de ciência e tecnologia de Contagem. As unidades interessadas estão sendo mapeadas para organização de informações que vão compor o Sistema de Inovação de Contagem, o que permitirá facilitar a interação entre a hélice tríplice: universidade, empresa e governo.
A Unidade Pitágoras Contagem iniciou suas atividades em setembro de 2008. Em 2016, após ouvir demandas dos estudantes, mudou suas instalações para um novo local, com salas de aula e novos laboratórios, para dar suporte a cerca de 25 cursos de graduação, proporcionando mais conforto e infraestrutura educacional de qualidade, para atender seus mais de 2.500 alunos.
A Faculdade Pitágoras tomou a decisão de atuar como faculdade oferecendo inclusive, Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos portadores de necessidades especiais, além de todos os recursos necessários para garantir a acessibilidade, desde o ingresso até a conclusão dos cursos de graduação.
De acordo com o diretor do Polo de Contagem, Leonardo Antônio Galvani, a implantação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Empresarial representa um novo marco para Contagem, abrindo oportunidade para que os alunos das instituições de ensino da região possam ser acolhidos em um ambiente de inovação que permita a eles, de maneira estruturada, poderem participar de atividades de empreendedorismo e estruturação de uma nova geração de startups e de novos negócios no município.
Ele lembrou ainda, da possibilidade de aliar as ações que estão sendo propostas no âmbito da Lei Complementar 268, de 6 de novembro de 2018, para criação do ecossistema de inovação de Contagem, com a Kroton Educacional, grupo que é responsável pela parte educacional do CUBO, em São Paulo, a maior gestora de startups da América Latina.
Para o diretor de Inovação, Adair Evangelista, a Faculdade Pitágoras representa um pilar extremamente importante na educação de alunos qualificados para enfrentar os desafios do mercado. “Neste contexto, a Lei Complementar 268 e a sua regulamentação, com a participação efetiva do setor empresarial, vai ajudar a estruturar o ecossistema de inovação de Contagem, criando novas condições para que essa massa crítica de conhecimento encontre alternativas e suporte para buscar novos caminhos, na estruturação de seu próprio negócio, por meio do empreendedorismo inovador”, finalizou.